Manifesto “Por um novo CTC”

22/10/2014 00:36

CONSELHO DAS ENTIDADES ESTUDANTIS DO CENTRO TECNOLÓGICO – UFSC
CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA – TRINDADE
CEP: 88.040-900 – FLORIANÓPOLIS – SC

Manifesto da Campanha “Por um Novo CTC”
Florianópolis, 21 de outubro de 2014.

Prezados graduandos,

No último 02 de outubro, o Conselho das Entidades Estudantis do Centro Tecnológico, em resposta à agressão sofrida na manhã daquele dia e à política de precarização do espaço físico do CETEC, protocolou na secretaria do CTC e na Ouvidoria da UFSC o Ofício nº04/2014/CETEC, reivindicando da Direção de Centro,

  1. Que abrisse uma sindicância para apuração dos fatos da manhã do dia 02 de outubro e punição conforme a legislação atual.
  2. Que se retratasse publicamente, através de seu site, com toda a comunidade universitária, em especial os estudantes e servidores terceirizados que realizam a limpeza.
  3. Que assumisse suas responsabilidades com o espaço físico do CETEC, realizando a limpeza e manutenção preventiva e corretiva.
  4.  Que abrisse um canal de diálogo com os Centros Acadêmicos no intuito de formular uma política de integração e promoção de arte e cultura que atenda aos anseios dos estudantes e da comunidade acadêmica em geral.

Recebemos, através da Ouvidoria da UFSC, no dia 13 de outubro, a resposta do Diretor Prof. Sebastião Roberto Soares:

“Diante das informações referentes a resíduos no CETEC, a Direção do CTC lamenta profundamente o ocorrido. Estamos à disposição das entidades estudantis para, conjuntamente, buscar o atendimento de necessidades inerentes à comunidade universitária.”

Julgamos tal resposta completamente INSATISFATÓRIA, e, após diversas reuniões com a Direção, entendemos que é momento de externalizar a nossa indignação e mobilizar os estudantes para exigirmos da Direção uma postura diferente.

Amparados pelo encaminhamento do Fórum de Festas do CTC, realizado no fatídico dia 02 de outubro, que reafirmou o entendimento de que a universidade deve ser mais do que um espaço de Ensino, Pesquisa e Extensão, com políticas sérias de promoção de Arte, Cultura e Integração, conforme o próprio Estatuto da UFSC, e que as festas na UFSC não são um privilégio, mas sim uma necessidade do estudante, e que é possível sim fazê-las com responsabilidade e harmonia com a comunidade externa, estamos o CETEC lança hoje, dia 21 de outubro de 2014, a Campanha “Por um Novo CTC”.

Nesta campanha, exigiremos da Direção do CTC:

  1. Reforma imediata do espaço físico do CETEC
    Há anos buscamos o diálogo com a Direção de Centro para que assuma suas responsabilidades com o espaço, que é utilizado por um elevado número de estudantes diariamente. Sob a falsa alegação de que a deterioração e sujeira do CETEC são frutos de mau uso, a Direção há anos se esquiva de suas obrigações, colocando em risgo a segurança de todos que frequentam aquele espaço. As grades de segurança estão oxidadas, muitas faltando pedaços; no último mês, um curto circuito em uma das tomadas, que não passa por revisão técnica há anos, quase colocou fogo na divisórias; sorte que a tragédia não se consumou, dado ainda que os extintores de incêndio estão vencidos e sem a pressão adequada; convivemos semanalmente com vazamentos, oriundos dos banheiros, que têm patologias de construção desde que foram construídos.
  2. Construção da Praça da Tecnologia e Reforma do Estacionamento do INEP
    O espaço em frente ao CETEC, entre o prédio do Departamento de Informática e Estatística e o Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, atualmente usado como estacionamento por professores, deveria ser mais um espaço destinado à convivência e integração da Comunidade do CTC: a pouco conhecida Praça da Tecnologia, projeto que existe há anos e do qual há muito não se fala. Entendemos que a construção da praça não pode mais ser postergada, e deve ser abraçada pela direção como uma obra prioritária, dada a carência que nós, estudantes do CTC, sentimos de espaços de convivência, relaxamento e expressão em meio à nossa desgastante rotina. Exigimos que o estacionamento próximo ao INEP – Instituto de Eletrônica de Potência, majoritariamente utilizado por estudantes, seja imediatamente reformado, dada a péssima condição do solo, danificando os veículos que param ali diariamente e criando situações desagradáveis em dias de chuva.
  3. Elaboração de uma Política de Festas, Integrações e Promoção de Arte e Cultura
    Entendemos que a formação universitária das ciências exatas podem e devem ir além da excelência técnica, que tanto orgulha o nosso centro: acreditamos que os espaços de integração são indispensáveis aos estudantes, pois, além de servirem de importante oportunidade para geração de amizades e reflexões críticas, são cruciais para a saúde mental. Não é raro escutarmos relatos de estudantes que sucumbem à pressão de ser estudante do Centro Tecnológico, cedendo a vícios, desenvolvendo doenças, sacrificando suas relações pessoais e seu potencial criativo, profissional e humano. Por isso, a promoção de Arte e Cultura deve ser tomada como uma política séria por parte da Direção Centro. Conhecemos diversos graduandos que possuem bandas, escrevem poesias, atuam ou desenvolvem trabalhos artísticos de qualquer natureza, e o Centro Tecnológico deve sim ceder espaço a essas manifestações. Sobre as festas, temos um legado de dez anos de realização da mais exitosa das festas da UFSC: o Trote Integrado do CTC, que, além da magnífica integração que promove entre graduandos dos mais diversos cursos da universidade, tem o orgulho de ser a maior campanha de doação de sangue do estado de Santa Catarina e, semestre após semestre, acontece na Praça da Cidadania, com elevado número de pessoas, sem ocorrências graves de nenhum tipo, seja quanto a segurança, limpeza ou barulho. Por isso, afirmamos com total convicção: É POSSÍVEL SIM TERMOS FESTAS NO CTC! Temos soluções para todos os problemas que poderiam inviabilizar nossos eventos, e provamos isso semanalmente, seja nas pequenas confraternizações que ocorrem no espaço do CETEC, seja nos tradicionais Happy Hours, ou até mesmo nas festas que organizamos em espaços externos à universidade.

Por isso, contamos com o seu apoio, estudante do CTC! Nas próximas três semanas, fixaremos faixas por todo o Centro Tecnológico; passaremos nas salas de aula, para divulgar a campanha; coletaremos assinaturas de apoio; e, por fim, realizaremos, no dia 06 de novembro, uma Assembleia do Estudantes do Centro Tecnológico, a fim de darmos encaminhamentos às nossas atividades.

Procure seu Centro Acadêmico, tire dúvidas, traga sugestões e críticas, mas some-se a nós: um CTC diferente é possível! Podemos ser melhores, e somente com a mobilização estudantil o seremos!

CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO – CAECA

CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA ELÉTRICA – CAEE

CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA – CAEL

CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE ENGENHARIA CIVIL – CALEC

CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS – CALEQA

CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL – CALESA

CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO – CALICO

CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – CALIPRO

CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS – CAMAT

CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA MECÂNICA – CAME

CENTRO ACADÊMICO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – CASIN

Link para download: Manifesto Por um Novo CTC