Informe de Reunião

20/10/2014 10:22

No dia 09 do setembro de 2014 aconteceu na sede do Centro Acadêmico de Sistemas de Informação a primeira reunião ordinária referente à proposta de elaboração de avaliação de curso.

Presentes: João Pedro Carvalho, Matheus Porto, Marcelo Porto, Thiago de Campos, Marcelo H. Ecker, Daniel Yoshizawa, Vítor Ferreira Bem Silva, Guilherme André Welter e Larissa Taw.
Pauta: Avaliação de curso – Discutir e traçar estratégias para a construção de uma avaliação de curso forte e completa, feita pelos estudantes.

O ponto de partida foi a apresentação do atual modelo de avaliação de curso de psicologia, que nos serviu de combustível para discutir a própria avaliação. Do modelo apresentado, conseguimos tirar algumas ideias interessantes, como por exemplo, a criação de uma “comissão” avaliadora formada por alunos de todas as fases que ao longo do semestre arcariam com algumas funções. Notamos também que as ideias, apesar de boas, precisariam de adaptação para a nossa realidade.

Em relação ao tempo de construção, analisando e discutindo sobre a avaliação de curso da psicologia e nossa própria concepção de avaliação, concluímos que o resultado final não pode e nem deve ter prazo estipulado inicialmente, pois é algo que tem que ser construído junto com os estudantes e deve levar o tempo que for necessário até que todos sintam-se confortáveis e confiantes com uma metodologia à ser construída, mas que também não pode parar e deve estar continuamente em discussão. Entendemos que prazos menores devem existir, para a conclusão de etapas específicas, que unidas, darão forma a uma metodologia final e segura.

A reunião seguiu com uma ampla discussão a cerca dos problemas do curso, como problemas de estrutura, ordem das matérias no currículo, a ausência de algumas matérias que existem em outros cursos e que sentimos falta, descaso de alguns professores com as matérias que ministram e seus alunos, etc. Entendemos que o debate que se seguiu foi importante para que todos enxergassem a urgência de uma avaliação de curso, e para que se alinhem na mesma direção nos próximos encontros e movimentos.

Generalizando os problemas, dois pontos fortes foram levantados: o primeiro é referente ao descaso de alguns professores com o curso, onde concluímos que existe um conforto e liberdade vindo da parte docente em fazer o que bem entender, pois não há hoje em dia uma pressão estudantil que bata de frente com eles. Os alunos são pacatos em ralação os problemas, e isso se da por conta do segundo ponto: a cultura de descrença introjetada nos alunos ao longo do tempo.

Vivemos hoje uma realidade onde a maioria dos alunos vêem a graduação como um obstáculo para a obtenção do diploma. Infelizmente essa cultura está presente nos estudantes devido aos diversos problemas citados e a ausência de uma força estudantil que reverta esse processo de precarização do curso e reforce o seu valor. Os alunos não contestam os professores porque não existe uma crença de que isso vá dar algum resultado. O aluno não sabe o poder que tem, e acha que não deve gastar seu tempo tentando solucionar um problema que está já está consolidado há tanto tempo.

Em relação a formas de discussões sobre o tema, concluímos que todos os meios de comunicação tem sua importância, mas que a discussão presencial deve ser o foco na avaliação do curso, seja com a realização de reuniões, assembléias, passagens em sala ou até mesmo rodas de discussão.

De forma geral, concluiu-se que é necessário despertar o interesse do aluno na avaliação de curso, e para isso, devemos pensar em estratégias que tragam o estudante para junto da formação desta avaliação.

 

Encaminhamentos da reunião

  • Será feito um site para divulgar todas as informações referentes a avaliação de curso.
  • As reuniões com ponto de pauta único para avaliação de curso passarão a ser quinzenais.
  • Próxima reunião ocorrerá no dia 23/10/2014.