Carta aos Estudantes

01/04/2013 17:11

Carta de posicionamento do Centro Acadêmico de Sistemas de Informação
e dos representantes discentes de colegiado de curso sobre a eleição para a coordenadoria de curso.

Caros estudantes do curso de Sistemas de Informação,

Uma das funções do CASIN é a de indicar os membros do colegiado de curso e debater no CASIN os nossos posicionamentos nessas instâncias. Dese modo, os representantes do colegiado sentiram a necessidade de uma reunião do Centro Acadêmico para debater sobre a eleição da coordenadoria do curso, ocorrida no dia 20/03/2013. Tal como os demais estudantes, só soubemos do fato através do e-mail enviado pelo atual coordenador do curso, avisando sobre a eleição, apenas um dia antes do acontecimento da mesma, para a qual apenas uma chapa oncorreria. A chapa participante do pleito era formada pelo professor Leandro Komosinski, atual coordenador do curso, e pelo professor Ronaldo de Melo. Nós, como representantes dos estudantes em duas instâncias diferentes (colegiado e centro acadêmico), achamos estranha a falta de aviso prévio , reuniões para discussão de comissão eleitoral e mais todos os meios que garantem um processo eleitoral democrático e transparente. Por isso, decidimos procurar o professor Leandro, que, como coordenador, seria a melhor pessoa para dar explicações sobre o assunto. A resposta dada pela coordenadoria foi vaga e insatisfatória.

Após explanarmos o acontecido, vamos para o nosso posicionamento:

1. Acreditamos que tal postura seja danosa para o um processo democrático e transparente, já que um processo eleitoral precisa ocorrer com prazos razoáveis para que possam se formar chapas, e posteriormente, exista um debate sobre a função da coordenação de curso, ainda que exista apenas uma chapa.
  2. O fato do coordenador de curso ser eleito sem colocar um debate entre os estudantes e apresentando propostas que visem a melhora da nossa formação acadêmica não é visto, por nós, como positivo para os estudantes. Não existiu sequer uma tentativa de diálogo conosco sobre os rumos do nosso curso. Queremos saber qual o projeto político que o nosso coordenador tem para o curso, para que possamos ter espaços abertos a todos os estudantes e professores para que o debate seja privilegiado e os estudantes possam ser ouvidos.

Ressaltamos também que o CASIN é um espaço de discussão sobre o curso, e que todos os estudantes são mais que bem vindos a comparecerem as reuniões para debater sobre o curso e como podemos melhorá-lo.

Centro Acadêmico de Sistemas de Informação – Gestão “//TODO”
Representantes Discentes no Colegiado de Curso de Sistemas de Informação.